Breve Historial

Banda Recreio Camponês

A Banda Recreio Camponês foi fundada, em Câmara de Lobos, a 1 de dezembro de 1910, com pouco mais de uma dezena de músicos. Atualmente é constituída por cerca de 55 elementos de ambos os sexos.
Desde a sua data de fundação, durante os últimos 96 anos, sem qualquer interrupção, foram apenas três os seus regentes. O primeiro, João Ornelas Abreu, desempenhou funções durante 52 anos até 1971, altura em que foi substituído pelo Sargento-Chefe Músico João Figueira Quintal. Posteriormente, no ano 2000, surge um novo regente, que se mantém até à atualidade, 1º Sargento Músico Nélio de Freitas Silva.

A Banda Recreio Camponês, mais conhecida por "Banda Nova" tem sido bastante solicitada para atuações em toda a Região Autónoma da Madeira. Representou a região em território nacional, onde se destacou no Encontro de Bandas em Portalegre no ano de 1989. Posteriormente, na Região Autónoma dos Açores em 1997, participou no Festival de Bandas de Fenais da Luz e na Expo 98, no dia da Madeira. Quase uma década depois nos Açores no de 2007, participou no intercâmbio com a Banda Lira Nossa Senhora da Estrela. No ano de 2009 recebemos nas nossas instalações a Banda Filarmónica de Olivenza proveniente de Espanha, na qual trouxe para a nossa região um pouco da sua cultura musical.

Esta instituição vem há mais de 100 anos fomentando a arte musical e recreativa de acordo com os interesses dos seus associados e da população em geral, o que contribuiu decisivamente, para que o Governo Regional da Região Autónoma da Madeira a 21 de Junho de 1979 atribuísse o estatuto de Coletividade de Utilidade Pública.